A NECESSIDADE DA FÉ TEXTO CHAVE: Hb 11.1,6

A fé sempre foi a marca de um discípulo de Jesus. Os primeiros discípulos eram conhecidos como pessoas que tinham fé (Jo 2.22). Fé significa uma total dependência de Deus. Quando Adão pecou ele saiu de um estado de dependência de Deus e entrou numa “independência”, que significa, em última análise, incredulidade. Fé é algo essencial na vida de cada um de nós. A fé é a forma pela qual somos restaurados a um relacionamento pessoal com Deus (“dependência de Deus”). Essa dependência é chamada de fé. A fé é algo que vai além dos cinco sentidos (visão, audição, paladar, olfato e tato) e nos permite alcançar o sobrenatural, nos leva do impossível para o possível de Deus (Mc 9.23). Uma vez tendo Jesus como Salvador e Senhor, somos chamados ao caminhar pela fé (Mt 17.20).

1. O que é a fé? – Hb 11.1
A fé é uma ação de obediência em resposta aquilo que Deus fala na sua Palavra. Por isso a verdadeira fé se expressa em obediência, ação em resposta ao ouvir a Palavra de Deus. A fé significa ter confiança e certeza em outra pessoa e nas palavras que essa pessoa fala. Ter fé em Deus implica em trocarmos a autoconfiança, isto é, a confiança em nossa força, sabedoria, experiência, etc, pela confiança irrestrita em Jesus. Simplesmente paramos de confiar em nós mesmos e passamos a confiar apenas Nele. Paramos de depender das nossas fontes limitadas de conhecimento e passamos a receber as suas fontes ilimitadas e transbordantes.

2. A base da nossa fé.
A base da nossa fé precisa estar ancorada em realidades fundamentais, como:
a) A natureza de Deus (Hb 6.13) – É importante que não só saibamos mas creiamos que Deus não pode mudar (Tg 1.17); que Ele não pode falhar (Jó 42.2); e que Ele não pode mentir (Nm 23.19)
b) A obra redentora do Filho de Deus – Jo 3.36 – Cristo tornou-se a fonte da nossa fé em Deus. O fato de ter morrido na cruz e ressuscitado ao terceiro dia fornece as bases para nossa fé (Hb 12.2; Rm 5.1-2).
c) A Palavra de Deus (Mt 24.35; Is 40.8) – A Palavra de Deus permanece fiel para sempre. A fé vem quando Deus, pelas Escrituras, aponta para uma Palavra especifica que se aplica diretamente na situação ou circunstancia que estamos vivendo, tornando-se viva para nós e, assim, liberando a nossa fé.

3. Como a fé funciona
O objetivo de Deus é que a nossa fé opere em nossa vida continuamente, independente das circunstâncias (2 Co 5.7). A fé acontece da seguinte maneira:
a) Nos é dada por Deus (Rm 1.17) – Somos declarados justos diante de Deus por meio da fé que é um dom, um presente da graça de Deus (Ef 2.8-9; Hb 12.2).
b) A fé vem pela Palavra de Deus – Deus vai usar a sua palavra para nos ministrar em cima de necessidades ou das circunstâncias pelas quais estivermos passando. Isso pode acontecer quando lemos as Escrituras, quando ouvimos uma palavra de Deus, ou quando o Espirito Santo ministra uma palavra especifica ao nosso coração (Rm 10.17; Js 1.8).
c) A obediência a Palavra é essencial – Para que a fé possa operar em nossas situações, precisamos obedecer esta palavra, coloca-lá em prática. A fé é algo ativo e não passivo. Isso é, eu preciso reagir a palavra ministrada ao meu espirito. A maioria das promessas de Deus tem condições a serem cumpridas, isto é, Ele vai fazer a sua parte se nos cumprirmos com a nossa (Tg 2.17; At 14.8-10).
d) O resultado da fé – O resultado final é sempre vitória na vida daquele que crer, porque Deus é poderoso e fiel para agir. Assim sendo, outro resultado certo é glória, louvor e honra ao Deus maravilhoso (1 Jo 5.4; At 3.16).

Gancho Evangelístico: vivemos dias em que a fé está se esvaindo cada vez mais por entre os dedos do povo de Deus. Isso tem trazido problemas e prejuízo para a vida das pessoas. Por outro lado, quando entendemos o valor da fé e a buscamos e exercitamos, com certeza, alcançaremos bençãos e vitórias maravilhosas e seremos surpreendidos pela veracidade da Palavra e a fidelidade do nosso Deus. A fé vem pela Palavra de Deus! Portanto mergulhe na Palavra e receba esta fé para que experiências com o sobrenatural de Deus sejam constante nas mais diferentes áreas da sua vida (Rm 10.17). Consolide!!!

Ap. Claudemar Rheinheimer – 22/06/2017.