A GRAÇA DE DEUS TEXTO CHAVE: 1 Co 15.10

A graça de Deus foi muito importante na experiência dos primeiros cristãos. A evidência disso está no fato de Lucas, autor do livro de Atos, afirmar que a graça de Deus estava sobre todos eles, habilitando-os a viver a vida cristã e dar testemunho com coragem e ousadia a respeito da morte e ressurreição de Jesus (At 4.33). Outra evidência da importância da graça de Deus na vida daqueles cristãos está no fato da igreja de Antioquia ter recomendado Paulo e Barnabé a graça de Deus por meio da oração e imposição de mãos (At. 14.26). Como era importante para ele, a graça é fundamental para nós hoje também e é preciso entender o que essa graça é e o que ela nos proporciona.

1. O significado da graça
a) Favor imerecido de Deus – Ef 2.8-9
O conceito mais comum da palavra graça é “o favor imerecido de Deus”. Em outras palavras, embora fôssemos pecadores, merecedores do castigo, Deus olhou para nós com sua misericórdia e amor e nos perdoou todos os nossos pecados. Isso significa que não fomos gerados pela vontade da carne, mas pela vontade de Deus. Simplesmente Deus liberou seu poder para que nos tornássemos seus filhos. Nossa salvação é um milagre de Deus na nossa vida. Simplesmente maravilhoso!
b) O poder de capacitação de Deus – Ef 1.4-6
Na salvação não é expresso só o favor imerecido de Deus, mas também o poder de capacitação de Deus. Isso significa que somente pelo seu poder somos transformados (2 Co 5.17). Esse princípio da graça continua atuando durante todo o nosso caminhar com Deus. Em todas as áreas da nossa vida cristã é a graça de Deus que faz com que crescemos e sejamos fortes. É o poder de capacitação de Deus que nos é dado sem nenhum mérito da nossa parte (2 Pe 3.18).

2. A graça na vida de Paulo – At. 15.40
Antes que Paulo e Silas partissem juntos para mais uma viagem missionária, a igreja da cidade de Antioquia orou por eles “entregando-os aos cuidados do Senhor”. A palavra cuidados no original grego é “graça”. Os irmãos oraram para que a graça de Deus estivesse sobre aquela dupla para que pudessem vencer as lutas e realizar a obra confiada a eles por Deus. Em 2 Co11.22-23 Paulo descreve suas experiencias durante seu trabalho missionário. O texto nos mostra como foi importante a igreja ter entregue Paulo e Silas a graça de Deus. De fato, necessitavam da graça de Deus até mesmo para sobreviver em meios as lutas e perseguições. Sem a capacitação que a graça de Deus proporciona não teríamos condição de vencer as tentações, as oposições, as lutas do dia a dia. Em 2 Co 12.9 Paulo menciona a resposta de Deus a suas orações: “A minha graça é tudo o que você precisa, pois o meu poder é mais forte quando você está fraco”. Que tremendo este poder sustentador de Deus que permite que continuemos firmes e fieis na nossa caminhada cristã (Rm 5.17; 8.37).

3. Promessa de Deus para nossa vida
Com certeza, a vida cristã não é tão simples e fácil de ser vivida. No nosso texto base Paulo afirma: “Pela graça sou o que sou”. Paulo está dizendo que, para ser o que Deus quer, precisamos deixar de ser o que a nossa vontade carnal quer. A vida nova de Deus só se instala na medida em que deixamos para trás a velha vida. Para que esta mudança ocorra precisamos da graça. O desafio da Palavra de Deus é que cheguemos perto do trono de Deus onde está a graça (Hb 4.16). Deus nos ajudará porque ele é um Deus cheio de graça! Podemos ter certeza de que venceremos todos os percalços da vida, porque este Deus que disponibiliza Sua graça para vencermos, também é poderoso para tornar realidade na nossa vida tudo o que buscamos e precisamos (2 Co 9.8). A graça é o favor imerecido do Deus todo poderoso! Nada nos separará desse Deus!

Gancho Evangelístico: É importante conhecermos a Deus e a sua Palavra, pois isso nos permitirá desfrutarmos de uma vida abundante e vitoriosa. Uma verdade que as Escrituras nos mostram é ação da graça de Deus na nossa vida. Além de ser o favor imerecido de Deus, podemos dizer que é a soma das bênçãos que recebemos de Deus, sem merecimento algum da nossa parte. Podemos viver a vida cristã por causa da graça; podemos vencer as lutas por causa da graça; podemos desfrutar da abundância de Deus por causa da graça. Quando vivemos pela graça de Deus a vida cristã é mais prazerosa, mais leve e mais agradável. Desfrute da graça de Deus todos os dias! Consolide!!!

Ap. Claudemar Rheinheimer – 29/06/2017.