PERGUNTA DESAFIADORA TEXTO CHAVE: Jo 18.38

A pergunta de Pilatos no nosso texto foi, ao mesmo tempo cínica, mas também expressou a curiosidade que havia no coração daquele homem. Hoje muitas são as pessoas que fazem a mesma pergunta, se não abertamente, mas pelo menos de uma forma velada! Será que há algo que seja totalmente confiável, inabalável em meio a tantas incertezas e contradições? A resposta a essa pergunta trará tranquilidade, segurança, firmeza e tudo mais que o coração do homem precisa e almeja. Vejamos se há uma resposta a pergunta de Pilatos, registrada no nosso texto:
1. O Pai é a verdade – Sl 25.5
Deus é verdade, porque Ele é o Criador dos céus e da terra e de tudo que nele há (Is. 42: 45.12: Cl.1-16 ). Ele é também o Criador do homem, que foi feito a sua imagem e semelhança (Gn1.27: 2.7). Portanto, Ele é o princípio e o fim ( Ap 21.6), e isso significa que tudo se originou Nele, está submisso a Ele e voltará para Ele. Isso significa também, que foi Ele que estabeleceu todas as coisas, sendo inclusive a fonte e origem de toda a verdade. É o que diz o Ap. Paulo em Rm 3.4. Porque Dele, por meio Dele e para Ele são todas as coisas ( Rm 11.36 ). Pra conhecer a verdade precisamos conhecer o Deus verdadeiro. Ao conhece- lo não só de ouvir falar mas através da experiência da salvação, da entrega da nossa vida em suas mãos, todos nossos questionamentos passarão a ser respondidos e não mais gerarão incertezas ou dúvidas na nossa vida com respeito a verdade. Deus é a fonte de toda a verdade!

2. Jesus é a verdade – Jo 14.6
Para responder aos questionamentos de Tomé, um dos discípulos, Ele afirma claramente que é a verdade. O Ap. Paulo , falando de Cristo, também afirma essa verdade na sua carta a Timoteo (1Tm 3.16 ). Com certeza, Jesus é a verdade porque é o próprio filho de Deus que aceitou abrir mão da sua glória junto ao Pai, para nascer aqui na terra, tornando-se semelhante a todos os homens. Através da sua humanação, aqueles que conviveram com Ele durante seus 33 anos de vida na terra, puderam não apenas ouvir a verdade da sua boca, ou observar a verdade através da vida exemplar que viveu, mas entender como a verdade deve se manifestar em todas as situações e forma na vida das pessoas. Paulo, por causa da sua fé em Jesus ousou afirmar que a verdade estava Nele ( 2 Co 11.10 ). A mesma coisa acontece conosco! Quem crê em Cristo tem a verdade residente em si mesmo e isso o capacitará para uma vida agradável a Deus, porque viverá na verdade.

3. O Espírito Santo é a Verdade – Jo 14.6: 16.13
O Espírito Santo é chamado de Espírito da verdade porque veio do Pai exatamente para revelar Jesus ao coração das pessoas, e revelar Jesus significa revelar a verdade. Por ser também o Espírito da verdade, é tão importante buscarmos cada vez mais sua presença e unção na nossa vida para que a verdade se estabeleça de uma forma cada vez mais sólida no nosso coração. A ação do Espírito em nós cada vez mais implantará nojo com respeito a mentira e, por outro lado, prazer e motivação para conhecer e andar sempre na verdade. Deus quer gerar em nós a mesma visão que havia na vida de Paulo, conforme expresso em 2Co 13.8.

4. A Palavra é a verdade – Jo 17.17
O Salmo 119 é um Salmo que aponta para importância e as mais diferentes facetas da atuação da Palavra na nossa vida. Vai também ressaltar a veracidade dessa Palavra em tudo que diz e afirma ( Sl 119.142, 151, 160 ). Portanto, para conhecer a verdade precisamos conhecer e crer nas Escrituras, porque são a revelação de Deus, para que conheçamos a verdade para nossa vida ( 2 Tm 3.16 ). Quanto mais praticarmos o que a Palavra de Deus nos recomenda, mais estaremos em contato com a verdade divina e infalível. Se tivermos fé nas verdades vindas do céu e registradas na Bíblia, mais experimentaremos o poder da promessa de Jesus: “ Conhecerão a verdade e a verdade os Libertará” ( Jo 8.32 ).

Gancho Evangelístico: O saber se multiplica cada vez mais em nossos dias, mais isso não significa que as pessoas estão conhecendo a verdade. A verdade está em Deus, o Pai, o Filho, o Espírito Santo. A verdade está nas Escrituras, dadas por Deus exatamente para conhecermos a verdade que é absoluta e definitiva: Jesus e sua obra realizada na cruz, para nos perdoar e reconciliar com o Pai Celeste. Creia nessa verdade! Apegue-se a essa verdade! Viva essa verdade e você será feliz, bem aventurado e realizado. Consolide!!!

Ap. Claudemar Rheinheimer – 27/07/2017.