DEUS É POR NÓS TEXTO CHAVE: Rm.8.31

Como homens, tantas e tantas vezes pensamos como homens, usando argumentos humanos, lógica humana, estratégias humanas. É verdade que há casos em que isso ajuda! Mas quando o nosso Deus está inserido no assunto, tudo isso perde o seu valor porque Deus diz que um (1) com a benção, unção e ajuda do Senhor derrota um exército. O difícil é entender isso e mais difícil ainda é crer que isso é realidade e, assim, render nossa vida inteiramente a Deus e depender Dele em todas as situações e circunstâncias. No mundo mau no qual vivemos hoje, no meio dos desafios e perigos que enfrentamos, precisamos cada dia conhecer melhor o nosso Deus e crer que se Ele é por nós quem poderá nos vencer.
1. Exemplos Bíblicos que fundamentam essa verdade:
a)- Noé – Gn 6.9-11
Nos dias de Noé a maldade multiplicou de uma forma tão extraordinária que Deus olhou para aquela situação e decidiu aniquilar com tudo ( Gn 6.13 ) .Mas por Deus ser um Deus fiel aos princípios por Ele mesmo estabelecidos, não poderia destruir um justo com os maus e então da a ordem a Noé para que construa a arca um barco que comportasse ele, sua casa e um casal de todas as espécies de animais da terra. Você pode imaginar a reação dos conhecidos, vizinhos e amigos de Noé rindo, zombando, ridicularizando o seu esforço de construir um barco no seco. Ele era minoria absoluta! Todos estavam contra ele! Mas quando o Senhor é por uma pessoa ela sempre será vencedora (Gn 7.1,15,16,22).
b)- Gideão Jz 6.12
Nos dias de Gideão os midianitas afligiam o povo de Israel. invadiam a terra e roubavam o fruto das colheitas, os animais e matavam, o povo. O que fazer em uma situação como essas? – Orar, clamar ao Senhor! Foi o que o povo fez e Deus interferiu e levantou Gideão como libertador ( Jz 6.16). Gideão convoca um exército mas, para que não restasse dúvidas de que fora o Senhor quem dera a vitória, sobraram apenas 300 soldados. Absoluta minoria, só que essa minoria debaixo da unção e benção de Deus alcançou uma vitória surpreendente (Jz 7.16-22). Precisamos entender que, por maiores que sejam os inimigos, com o Senhor somos sempre vencedores.
c) Elias- 1 Rs 18.21-24
Nos Dias de Elias o povo de Israel adorava o deus Baal em lugar do Deus vivo e verdadeiro o Senhor dos Exércitos. Deus levanta Elias para um grande confronto de deuses: Baal x Jeova, o Deus verdadeiro. Elias estava sozinho, os profetas de Baal eram 850. Tremenda desigualdade! O texto nos relata que os profetas de Baal clamaram, gritaram, se feriram, para sensibilizar seu deus para que mandasse fogo para queimar o sacrifício sobre o altar. Resultado: nada, nada ! Porque há um só Deus e Senhor, Jesus Cristo! Elias reergue o altar , coloca a lenha e o holocausto , ora a Deus e … surpresa! Fogo cai do céu e queima tudo (1Rs 18.37-39 ).- Se Deus está do nosso lado, quem pode nos Vencer? Ninguém! Mesmo minoria, se o Senhor é por nós, seremos sempre vencedores.
d) Pedro – At 12.4-5
Os apóstolos, com certeza, eram minoria nos seus dias. A Igreja estava crescendo, milagres eram realizados em nome de Jesus, pessoas libertas de opressões e possessões demoníacas! Os religiosos da época ficaram furiosos e se lançaram em oposição a essa Igreja emergente. Prenderam Pedro e o colocaram aos cuidados de 16 soldados na prisão. Só que de noite, silenciosamente, um anjo de Deus livra miraculosamente a Pedro da prisão e o leva para fora (At.12. 7-11 ). Simplesmente surpreendente! Nosso Deus é muito maior do que podemos imaginar, tem alternativas que, muitas vezes, simplesmente não imaginamos. Mas tudo isso comprova a afirmação do nosso texto base: “ Se Deus está do nosso lado, quem será contra nós” !

2. Deus Não Muda- Hb 13.8
Ainda Hoje, muitas vezes somos minoria. Só que o nosso Deus continua sendo o mesmo Deus. Seu caráter, seu poder, seu amor, sua disposição e prontidão para guardar e abençoar continuam os mesmo. Precisamos fazer o que as pessoas citadas acima fizeram, simplesmente entregar a vida nas mãos do Senhor, descansar Nele e fundamentar-nos nas suas promessas (Mt 24.35: Nm 23.19: Sl 37.5 : Hb10.23 ). Podemos ser minoria, mas confiados no Senhor, venceremos sempre ( Rm 8.31)!
Gancho Evangelístico: Há um ditado popular que diz: “ A voz do povo é a voz de Deus”. Esse ditado não é verdadeiro. Deus não se deixa enganar pelas aparências humanas. Sendo Ele a Verdade, sempre estará ao lado dos que ouvem e lutam pelas verdades das Escrituras. É por isso que, como filhos de Deus não precisamos temer quando parece que o mundo todo está contra nós. Afirmação de Paulo, válida para os dias da Igreja primitiva, quando os cristãos eram martirizados por causa da sua fé, ainda vale para nós: “ Se Deus está do nosso lado, quem poderá nos vencer’. Não precisamos temer! O Senhor estará do nosso lado sempre que confiarmos Nele de coração e crermos verdadeiramente em Jesus como nosso Salvador e Senhor! Consolide!!!
Ap. Claudemar Rheinheimer – 11/08/2017.